Depois de mantê-los incógnitos ou de me acostumar a usar os sites alheios, não vejo, enfim, porquê não publicá-los (e se não tinha feito isso até agora foi por pura preguiça).

Sempre que escrevia uma crítica ou crônica, invariavelmente, se não fosse publicado pelos pequenos jornais de minha cidade, ficava guardado no meu HD. São vários textos que tenho e que, por falta de oportunidade ou por não me dispôr a lidar com eles num blog, ficaram guardados até agora. Tomo então a inciativa de dar-lhes luz e publicidade através da internet.

Tenho resenhas de livros também, mas não vejo ainda oportunidade de incluí-las aqui. Continuam espalhadas por sites afora.

Quanto aos contos, são prativamente a razão disso tudo. Depois de algum tempo escrevendo para o Leia Livro, site mantido pela Secretária de Estado da Cultura, de São Paulo, creio já ter amadurecido bastante para tentar manter, por minha própria iniciativa, um blog literário que suporte meus textos curtos.

Textos longos mantenho no meu outro blog, criado exclusivamente para divulgar os livros de minha saga de fantasia A Fome de Íbus, cujo primeiro livro, o Livro do Dentes-de-Sabre, pode ser adquirido pela internet.

Tomo a liberdade de, às vezes, incluir textos que pertençam a terceiros (o que contraria frontalmente a proposta original deste blog. Fazer o quê? Farei isso quando achá-los tão bons e oportunos, que se torne premente sua divulgação ante meus próprios dogmas). Cometerei esta indiscrição alegremente, descaradamente e sem dó, disseminando suas idéias e inteligência. Vou logo pedindo licença e perdão aos autores.

Assim, sem encontrar mais oposição (minha própria), que justique o contrário, nasce o Charranspa (que não significa nada além de ter sido um dos meus apelidos de infância).

Tomo este meu velho pseudônimo como tema e batizo este espaço.

Está feito.

Albarus Andreos

Junho de 2007.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

O Lulu.com brasileiro!

Por Albarus Andreos
em 20/ 03/ 2007
(para o site de publicação por demanda Booklink)

Ao Booklink.

Boa tarde.

Sou autor e há muito procuro uma forma de poder publicar minha obra. As editoras tradicionais foram unânimes em recusar-me. As editoras por encomenda sempre cobraram absurdos por tiragens que nunca eram menores que 300, 1000 livros e você ainda tinha que se virar para vender. Até que descobri o site lulu.com, que pareceu ser o fim de minha angústia.

Por uma semana li todo material que eles dispõe em forma de FAQs. Ensinam até cachorro a latir... Dentre o material disponível para leitura, há uma grande quantidade de matérias publicadas em tudo quanto é jornal do mundo, notícias em revistas e mesmo em TVs. Alta divulgação! Há milhares de livros disponíveis no site para se conferir que o site é sério. Livros em inglês, japonês, alemão, português... Deu para pegar confiança, então... Só faltava ver se funcionava.

Não posso negar minha alegria em ver que finalmente poderia ter minha obra em papel, nas mãos de um leitor, com ISBN e tudo, vendendo pela Amazon.com e Barnes & Noble, dentre outras (vi até livros do Lulu no site da livraria Cultura). Segui o tutorial deles, muito bem feito, com desenhos e diagramas fáceis de entender, embora em inglês, e em poucos passos meu livro estava pronto para publicar.

Já há duas semanas encomendei minha cópia de prova. Aí apareceram dois grandes problemas:

1) o preço final para o comprador, depois de se incluir o frete, sobe aos céus e

2) o prazo de entrega é enorme! Nada que pudesse me desanimar, pois afinal, teria enfim meu livro publicado.

Contudo, expus o fato para o site do leia livro (www.leialivro.com.br) e lá esse assunto ganhou vulto. Muita gente achou enfim que teria seu livro publicado, afinal. O Lulu.com vinha para arrebentar. Então, hoje vi que uma pessoa inseriu um comentário falando de um certo site chamado Booklink. Entrei aqui e após uma hora, me pergunto.

POR QUE VOCÊS NUNCA DERAM AS CARAS ANTES?

Não sei se fico alegre ou se fico irritado. Ao que parece, o serviço que vocês fornecem é bem similar ao do www.lulu.com , só que os pontos ruins 1) e 2) foram removidos, sendo substituídos por algumas taxinhas de R$15,00 que cobram para converter para PDF (!) e outra para “não sei o que”.

Escrevo-lhes este e-mail, até por desencargo de consciência. Venho pedir que você diga que existe de fato e que é sério! Por que não há divulgação de seu serviço? O que são aqueles “parceiros” que parecem num link e há quanto tempo está no mercado (só para começar)? Depois vou perguntar muito mais e pediria que, se possível, entrasse no site do LL e incluísse seu próprio depoimento a respeito de seu trabalho. Entre em: Novidades/ Debates e Opiniões/ Em Busca do Sonho Impresso, de minha autoria. Por favor, nos dê o ar de sua graça.

Muito obrigado.

Albarus Andreos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Albarus

A Booklink Publicações, do Rio de Janeiro, é uma editora muito séria. Falo com propriedade porque tenho meu livro Cartas Marcadas publicado por ela e à venda no site – www.booklink.com.br. Tudo isso que você falou do lulu pode ser feito por aqui, com uma equipe competente que lhe dará todo o apoio durante a confecção, publicação e vendas do livro. Cartas Marcadas é um thriller urbano ambientado em plena crise política de 2005, com uma narrativa dinâmica e envolvente onde a realidade da periferia mistura-se ao mundo luxuoso da alta burguesia paulistana, no ritmo alucinante do hip-hop. Tudo nele saiu como eu quis, inclusive a diagramação e a capa que foram feitas por mim. O livro é vendido pela internet mas o autor pode solicitar uma quantidade para vender pessoalmente, como estou fazendo aqui no interior do Espírito Santo.

Paulo Araujo.
pauloaraujo14@hotmail.com

Anônimo disse...

Albarus,

Achei interessant seu post. Estou à procura de serviços de impressão por demanda, e achei interessante o site Booklink. Procurando por críticas, achei o seu post. Me ajudou a ter mais tranqüilidade quanto ao serviço deles.

Um abraço, Paddy Ryan