Depois de mantê-los incógnitos ou de me acostumar a usar os sites alheios, não vejo, enfim, porquê não publicá-los (e se não tinha feito isso até agora foi por pura preguiça).

Sempre que escrevia uma crítica ou crônica, invariavelmente, se não fosse publicado pelos pequenos jornais de minha cidade, ficava guardado no meu HD. São vários textos que tenho e que, por falta de oportunidade ou por não me dispôr a lidar com eles num blog, ficaram guardados até agora. Tomo então a inciativa de dar-lhes luz e publicidade através da internet.

Tenho resenhas de livros também, mas não vejo ainda oportunidade de incluí-las aqui. Continuam espalhadas por sites afora.

Quanto aos contos, são prativamente a razão disso tudo. Depois de algum tempo escrevendo para o Leia Livro, site mantido pela Secretária de Estado da Cultura, de São Paulo, creio já ter amadurecido bastante para tentar manter, por minha própria iniciativa, um blog literário que suporte meus textos curtos.

Textos longos mantenho no meu outro blog, criado exclusivamente para divulgar os livros de minha saga de fantasia A Fome de Íbus, cujo primeiro livro, o Livro do Dentes-de-Sabre, pode ser adquirido pela internet.

Tomo a liberdade de, às vezes, incluir textos que pertençam a terceiros (o que contraria frontalmente a proposta original deste blog. Fazer o quê? Farei isso quando achá-los tão bons e oportunos, que se torne premente sua divulgação ante meus próprios dogmas). Cometerei esta indiscrição alegremente, descaradamente e sem dó, disseminando suas idéias e inteligência. Vou logo pedindo licença e perdão aos autores.

Assim, sem encontrar mais oposição (minha própria), que justique o contrário, nasce o Charranspa (que não significa nada além de ter sido um dos meus apelidos de infância).

Tomo este meu velho pseudônimo como tema e batizo este espaço.

Está feito.

Albarus Andreos

Junho de 2007.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Plebiscito pela proibição dos veículos automotores

Por Albarus Andreos
Outubro de 2005.


Carta ao Congresso brasileiro:

Sou motorista de táxi na cidade de São Paulo há 27 anos, desde quando aqui cheguei da terrinha, e gostaria, por meio desta, de lembrar que no Brasil, mais gente morre e fica inválida devido a acidentes de trânsito do que por armas de fogo. A violência no trânsito está um despautério, e nada se faz para aplacar a dor das centenas de milhares de famílias mutiladas pela perda de um ente querido, afligidas por este grande mal. Ora pois, a necessidade de se instituir um plebiscito para se apurar a causa raiz de tal desastre para a sociedade brasileira é algo premente, por isso gostaria de sugerir, outrossim, que as pessoas se manifestem sobre:
O BRASIL DEVE PROIBIR O COMÉRCIO E A VENDA DE VEÍCULOS E COMBUSTÍVEIS AUTOMOTORES?

Diga SIM, pois:
- um veículo é uma arma em potencial nas mãos de um bandido qualquer e ter um veículo automotivo em casa pode significar um veículo a mais nas mãos dos malfeitores no futuro, que poderão usá-lo para roubar e matar um inocente;
- quem tem um veículo em casa está sujeito a causar um acidente sério que afligirá um inocente qualquer, um dia. Seu direitos vão até onde começam os direitos dos outros, não é?;
- não é justo que tantas mortes ocorram devido a um maluco no trânsito, um marido ciumento, um desafeto de índole vingativa...;
- o pa, tu não sabias que 95% dos carros nas mãos dos bandidos um dia foram carros comprados legalmente por um pai de família?;
- lembremos que um carro, depois do dinheiro, é o que mais atrai bandido.Contudo, não poderemos proibir a venda de carros para todos, é óbvio:
- sempre será possível se pegar um ônibus ou um táxi (o meu, de preferência!!!);
- se você já tem um carro, não será obrigado a se desfazer dele. Oh não! Mas a compra de combustível será proibida;
- pra quem provar que precisa se locomover, um complicado processo será instituído, com cobrança de pesadas taxas e controle do veículo pela burocracia do estado (humm, parece que isso já é feito, ora pois!);
- policiais, juízes, promotores, oficiais de justiça, esportistas (pilotos de carro), pessoas que residam na zona rural e pessoas que comprovadamente se utilizam de um carro como ganha-pão (nisso está incluído o taxista, obviamente, como este humilde gajo que vos escreve) ainda poderão possuir carros.
- políticos, atores da Rede Globo, artistas e cantores (que ganham bem) poderão sempre contratar um profissional (ou vários) para portar o veículo para eles, caso precisem. Contudo, se tu pretendes optar contra a lei o teu direito de conduzir um veículo por conta própria, e for pego pela polícia (que, aliás, não cumpre seu papel de assegurar um trânsito seguro e eficiente nas cidades e estradas brasileiras), será preso por porte ilegal, será considerado um bandido violento que faz apologia ao crime sendo incluído no mesmo rol de tipos como aquele bêbado que atropelou e matou doze pessoas num ponto de ônibus ou os meliantes que carregaram e martirizaram o pequeno nas ruas do Rio; poderá pegar até oito anos de cana, servindo, inclusive, de mulherzinha para todos os companheiros de cela.

DIGA SIM A PROIBIÇÃO!!!!Já imaginou quantas vidas serão salvas? Aliás... Podemos começar por um programa de entrega voluntária de veículos. Você não ficaria mais tranqüilo se pudesse se dirigir até uma delegacia da Polícia Federal para entregar seu veículo por livre e espontânea vontade, ficando livre desse fardo? Seu direito ao anonimato seria preservado mesmo se o IPVA ou o Seguro Obrigatório estivessem vencidos. Em troca levaria de lambuja R$100,00 pra casa!! Não seria uma maravilha? Fica aí a sugestão, ora pois.

Sem mais para o momento,

Um abraço (por trás) deste cordial amigo que vos escreve!
Manuel Joaquim de Trás os Montes.

Nenhum comentário: