Por Albarus Andreos
em 07/ 03/ 2007 (para o site Leia Livro)
É difícil dizer se enfim encontrei a solução que nós, autores iniciantes, esperávamos. Nunca tinha ouvido a respeito, contudo. Uma leitora portuguesa do meu blog (www.albarusandreos.blogspot.com) que deu a dica. Não botei fé de início, mas chequei e vi inúmeras reportagens em revistas e jornais do mundo todo falando a respeito (estão lá no site deles pra vocês lerem). Chequei que há milhares e milhares de pessoas que já publicaram usando dessa modalidade (inclusive alguns brasileiros que não abriram essa saída pra gente!), e finalmente, constatei que muitos publicam lá, por não terem tido a tal oportunidade de uma editora tradicional, mas acabaram sendo reconhecido depois disso e tendo seus livros publicados por elas (tão odiadas e tão desejadas, editoras tradicionais!!!).
Trata-se do site de “auto-publicação” Lulu.com.
Não é o método tradicional, em que a editora se encarrega de pagar pela tiragem do livro, nem o método que algumas editoras usam de simplesmente cobrar por todo o processo e entregar os livros na sua mão para você vender (do jeito que imaginar e/ ou puder). No lulu (www.lulu.com), você segue alguns passos muito simples, como dar o nome da obra, escolher dentre diversos tamanhos de encadernação, escolher um pseudônimo, enviar os originais por upload, configurar uma capa legal, etc e assim você vai construindo seu livro real. No final, você opta por colocá-lo à venda no próprio site do Lulu, ou disponibilizá-lo globalmente, podendo inclusive vender pela Amazon.com e Barnes and Noble!!!
Onde o site ganha o dinheiro se tudo é de graça? Qual a tiragem mínima? As duas perguntas tem respostas interligadas. NÃO HÁ TIRAGEM MÍNIMA, ou melhor, a tiragem mínina é de um (0000001) exemplar!! Tirando uma cópia que você tem que comprar (uma cópia de prova, e você vai estar louco para isso!), para ver seu projeto realizado e fazer modificações necessárias que não pôde no "walk-thru" (embora esteja tudo muito bem explicado), você não tem que pagar mais nada!! Depois disso é aprová-lo (ou fazer alterações, o que gera a necessidade de comprar nova cópia de prova) e esperar as vendas.
O ganho do Lulu (o que mata é esse nomezinho, não?) vem de cada exemplar que você vender: 20%. Quanto mais você vender, mais eles ganham, mas sempre 20% dos lucros. Você tem ainda a opção de comprar um número ISBN e código de barras (um gasto extra, mas não obrigatório que soma mais ou menos U$100,00) e permitir que a lulu.com seja seu “publisher” (seus direitos de autor continuam sendo os mesmos 80% do lucro = preço final do livro - custos de produção) e assim vender seus livros pelos sites de venda on-line como a Amazon.com etc. Há a possibilidade de seu livro ser colocado em prateleiras mundo afora também (sim, seu livro numa prateleira, numa livraria!!!!!). Há tantas vantagens nesse método de publicação que fiquei vários dias tentando achar onde é que eu ia me estrepar. Li tudo o que deu lá no site (e olha que tem FAQ até para te ensinar a ligar o computador (exagerando... heheheh). Três coisas não são boas:
1) O que pega um pouco é o preço do frete dos States ou UK para cá (mas ele diminui bastante quando o livro é comprado não no “Marketplace” do lulu.com, mas na Amazon ou na Barnes & Noble, por exemplo, que possuem métodos de manejo de encomendas próprios, que torna o preço mais competitivo e os prazos de entrega menores). No final, fazer seu livro no lulu e um comprador trazê-lo para o Brasil (salientando que qualquer leitor do português poderá também ser seu leitor em potencial, não só brasileiros!!!), pode sair por preços similares aos praticados nas livrarias ou sites como Submarino ou Livraria Cultura)
2) O tempo até o livro chegar pode levar até uns vinte dias (o que ainda não comprovei, já que acabei de solicitar a cópia de prova do meu primeiro livro).
3) Há a necessidade de pagar algo ao governo americano pelo fato de seus livros serem impressos lá e os recursos saírem do país depois. O máximo é 30% da sua parte, mas isso muda de país para país, e depende dos contratos vigentes entre o Brasil e os EUA (que eu ainda não sei...)
Desvantagens mínimas para quem estava até há pouco isolado no limbo dos "autores recusados pelas editoras".
É um paraíso!!!
Não custa nada dar uma olhada lá (repetindo: www.lulu.com). Tem que saber inglês, Ok! O que está esperando?
Trata-se do site de “auto-publicação” Lulu.com.
Não é o método tradicional, em que a editora se encarrega de pagar pela tiragem do livro, nem o método que algumas editoras usam de simplesmente cobrar por todo o processo e entregar os livros na sua mão para você vender (do jeito que imaginar e/ ou puder). No lulu (www.lulu.com), você segue alguns passos muito simples, como dar o nome da obra, escolher dentre diversos tamanhos de encadernação, escolher um pseudônimo, enviar os originais por upload, configurar uma capa legal, etc e assim você vai construindo seu livro real. No final, você opta por colocá-lo à venda no próprio site do Lulu, ou disponibilizá-lo globalmente, podendo inclusive vender pela Amazon.com e Barnes and Noble!!!
Onde o site ganha o dinheiro se tudo é de graça? Qual a tiragem mínima? As duas perguntas tem respostas interligadas. NÃO HÁ TIRAGEM MÍNIMA, ou melhor, a tiragem mínina é de um (0000001) exemplar!! Tirando uma cópia que você tem que comprar (uma cópia de prova, e você vai estar louco para isso!), para ver seu projeto realizado e fazer modificações necessárias que não pôde no "walk-thru" (embora esteja tudo muito bem explicado), você não tem que pagar mais nada!! Depois disso é aprová-lo (ou fazer alterações, o que gera a necessidade de comprar nova cópia de prova) e esperar as vendas.
O ganho do Lulu (o que mata é esse nomezinho, não?) vem de cada exemplar que você vender: 20%. Quanto mais você vender, mais eles ganham, mas sempre 20% dos lucros. Você tem ainda a opção de comprar um número ISBN e código de barras (um gasto extra, mas não obrigatório que soma mais ou menos U$100,00) e permitir que a lulu.com seja seu “publisher” (seus direitos de autor continuam sendo os mesmos 80% do lucro = preço final do livro - custos de produção) e assim vender seus livros pelos sites de venda on-line como a Amazon.com etc. Há a possibilidade de seu livro ser colocado em prateleiras mundo afora também (sim, seu livro numa prateleira, numa livraria!!!!!). Há tantas vantagens nesse método de publicação que fiquei vários dias tentando achar onde é que eu ia me estrepar. Li tudo o que deu lá no site (e olha que tem FAQ até para te ensinar a ligar o computador (exagerando... heheheh). Três coisas não são boas:
1) O que pega um pouco é o preço do frete dos States ou UK para cá (mas ele diminui bastante quando o livro é comprado não no “Marketplace” do lulu.com, mas na Amazon ou na Barnes & Noble, por exemplo, que possuem métodos de manejo de encomendas próprios, que torna o preço mais competitivo e os prazos de entrega menores). No final, fazer seu livro no lulu e um comprador trazê-lo para o Brasil (salientando que qualquer leitor do português poderá também ser seu leitor em potencial, não só brasileiros!!!), pode sair por preços similares aos praticados nas livrarias ou sites como Submarino ou Livraria Cultura)
2) O tempo até o livro chegar pode levar até uns vinte dias (o que ainda não comprovei, já que acabei de solicitar a cópia de prova do meu primeiro livro).
3) Há a necessidade de pagar algo ao governo americano pelo fato de seus livros serem impressos lá e os recursos saírem do país depois. O máximo é 30% da sua parte, mas isso muda de país para país, e depende dos contratos vigentes entre o Brasil e os EUA (que eu ainda não sei...)
Desvantagens mínimas para quem estava até há pouco isolado no limbo dos "autores recusados pelas editoras".
É um paraíso!!!
Não custa nada dar uma olhada lá (repetindo: www.lulu.com). Tem que saber inglês, Ok! O que está esperando?
2 comentários:
Caro Albarus Andreos,
Depois de ler tua entrevista no Digestivo resolvi tentar o lulu. No momento estou esperando a prova chegar pelo correio. Estou bem animado pois achei o processo bem transparente e com um preço razoável. Ainda estou batalhando uma editora para o livro (que é o meu segundo) mas saber da existência do lulu é um conforto. Valeu pela dica. Abraços, Christian David
Caro amigos, nunca pensastes em publicar seus textos no literar.org? Fica a dica!
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