Depois de mantê-los incógnitos ou de me acostumar a usar os sites alheios, não vejo, enfim, porquê não publicá-los (e se não tinha feito isso até agora foi por pura preguiça).

Sempre que escrevia uma crítica ou crônica, invariavelmente, se não fosse publicado pelos pequenos jornais de minha cidade, ficava guardado no meu HD. São vários textos que tenho e que, por falta de oportunidade ou por não me dispôr a lidar com eles num blog, ficaram guardados até agora. Tomo então a inciativa de dar-lhes luz e publicidade através da internet.

Tenho resenhas de livros também, mas não vejo ainda oportunidade de incluí-las aqui. Continuam espalhadas por sites afora.

Quanto aos contos, são prativamente a razão disso tudo. Depois de algum tempo escrevendo para o Leia Livro, site mantido pela Secretária de Estado da Cultura, de São Paulo, creio já ter amadurecido bastante para tentar manter, por minha própria iniciativa, um blog literário que suporte meus textos curtos.

Textos longos mantenho no meu outro blog, criado exclusivamente para divulgar os livros de minha saga de fantasia A Fome de Íbus, cujo primeiro livro, o Livro do Dentes-de-Sabre, pode ser adquirido pela internet.

Tomo a liberdade de, às vezes, incluir textos que pertençam a terceiros (o que contraria frontalmente a proposta original deste blog. Fazer o quê? Farei isso quando achá-los tão bons e oportunos, que se torne premente sua divulgação ante meus próprios dogmas). Cometerei esta indiscrição alegremente, descaradamente e sem dó, disseminando suas idéias e inteligência. Vou logo pedindo licença e perdão aos autores.

Assim, sem encontrar mais oposição (minha própria), que justique o contrário, nasce o Charranspa (que não significa nada além de ter sido um dos meus apelidos de infância).

Tomo este meu velho pseudônimo como tema e batizo este espaço.

Está feito.

Albarus Andreos

Junho de 2007.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Publique seu livro no Lulu.com

1º Post da Coluna no LL (não publicado)
Albarus Andreos
29 de março de 2007.

Há algum tempo, inseri aqui mesmo no Leia Livro uma boa sugestão para aqueles que desejam publicar seu livro. Relembrando...

Chega uma hora em que os originais, dentro daquela gaveta, não podem mais permanecer sem luz. Eles gritam para sair de lá, seja de que forma for. Seu autor não consegue mais mantê-los longe, acaba por escutar seus apelos e, somando-se a isso o sentimento de exclusão a que foi submetido pelas editoras que não quiseram publicar sua obra, acaba sucumbindo a pressão de arcar com as custas de uma edição inicial bancada com o dinheiro suado da poupança (ou do carro, que é vendido e substituído por um “pois é” qualquer). Pagará para ter seus livros em papel ou morrerá tentando, numa guerrilha contra o mundo, e é bem capaz de falir com mil exemplares de sua tão querida obra servindo de calço para os móveis velhos ou forrando a gaiola do periquito.

É aí que entra o site de “auto-publicação” denominado www.lulu.com, de origem norte-americana. No Lulu, você usa os mesmos processos de publicação por demanda, tão conhecidos mas, devido a natureza de tais equipamentos de impressão (muito semelhantes a grandes impressoras, como essa que você tem ao lado de seu micro), não há a necessidade de se comprar toda uma tiragem inicial de centenas de cópias, valor que varia muito de uma editora para outra, bem como custos de produção e outros detalhes.

No Lulu, você é totalmente responsável pela qualidade de seus originais, quanto a edição do livro. Ou seja, não há especialistas corrigindo erros, diagramando, trabalhando com arte final de capa etc. Tudo é feito por você mesmo usando os incontáveis tutoriais em forma de FAQs (Frequently Asked Questions). Deve-se saber inglês para acompanhá-los todos, mas eles estão também disponíveis em outras línguas, como francês, alemão e espanhol (a saída para alguns brasileiros, já que não há nenhum em português). Depois de tudo feito, os originais ficam então por conta do site, que os imprime e transforma num livro real de papel (e ainda tem versão eletrônica, se você assim desejar), como aquele que você tanto sonhou!

Até aqui, já havia reportado antes, no post do LL em que muitas pessoas colocaram seus comentários. Contudo um fato novo surge: meu livro de prova finalmente chegou!

É lindo! Cheiroso! Com o peso que sonhei. Páginas levemente amarelecidas, como queria. Rigorosamente diagramado como eu mesmo fiz. Capa com uma ligeira perda de qualidade com relação a gravura que eu mesmo fiz (90% boa, contudo!). Demorou três semanas para chegar (Livro feito na Espanha), muito menos que eu imaginava, à princípio. Tenho agora que revisar esta cópia de prova e então corrigir o que ficou faltando no próprio site. Depois dou o sinal verde e o livro estará disponível para venda. Pagando pouco mais de US$ 90,00 o livro receberá ISBN e estará disponível para ser comprado no Amazon.com, na Barnes & Noble, Borders e até no site da Livraria Cultura!

Mas, com todas essas vantagens, por que não existe este tipo de serviço aqui mesmo no Brasil? Existe meu amigo! Aguarde novidades...


Albarus Andreos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá
qual seria a "versão" brasileira do lulu??

Abraços

Unknown disse...

Cadê a versão brasileira do Lulu?

Anônimo disse...

Ola, amigo, como vc ja editou pela Lulu, poderia me dar um help?
Eu nao sei como enviar as paginas... seriam folhas soltas? 1,2,3,4,5,6... etc? Naõ pode ser em bloco p dobrar, ne? e como é a frente e verso? eu tenho que enviar assim, pronto, frente e verso?

Por favorzao, pode me enviar este passo a passo, pois tive uma desilusao, fiz meu livro lá, mas enviei tudo em bloco e chegou aqui no formato A$, aberto, parecendo uma apostila e as paginas todas fora de ordem.
Mutiissimo obrigado
Nic NIlson

Unknown disse...

Amigo,

Meu nome é Marcel Pitelli e eu também sou autor. Cheguei a publicar no Brasil mesmo, independente após muito sofrer com meio editorial por mais de 5 anos. Uma puta batalha! Agora que vi vc falando desse lulu, tenho muitas dúvidas.

Já falei com o representante deles, no live chat. Ainda assim, queria saber de vc, que já publicou, como vão as coisas, se está vendendo, etc.

Acho que temos muitas informações para trocar. Por favor me adicione no msn: marcelpitelli@hotmail.com

Ou me encontre no orkut: marcel dias pitelli

Há centenas de pessoas que matariam para saber da tua experiência.

Meu livro se chama 'Sila'.

Lancei-o em SP na Casa das Rosas. Logo depois, naquele mesmo ano, fizemos a leitura teatral dele no MASP, com atores da Cia Nilton Travesso. Ficou show, meu!


Add ae p gente conversar e muito!

Bços


Marcel